Comunicado de Imprensa | Luanda recebe a Conferência Internacional “Energia Renovável em Angola”
Nos dias 5 e 6 de Julho, Luanda acolhe a Conferência Internacional “Energia Renovável em Angola” que irá decorrer no Memorial Agostinho Neto e será, simultaneamente, transmitida online. O evento, organizado pela ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis e a ASAER – Associação Angolana de Energias Renováveis em parceria com o MINEA – Ministério de Energia e Água de Angola, conta com o apoio do GET.invest – um programa europeu que visa mobilizar o investimento em energias renováveis descentralizadas, com a cooperação da União Europeia, a Alemanha, a Suécia, a Holanda e a Áustria.
Este evento terá lugar no seguimento do anúncio de vários projectos de investimento público em energia solar fotovoltaica para electrificação da população angolana, alguns deles referidos recentemente pelo Presidente Americano Joe Biden durante a cimeira do G7, que darão um contributo muito relevante para se atingir a meta de 60% até 2025 tendo em conta os actuais 42%.
Ao longo dos dois dias de Conferência, espera-se receber mais de 300 participantes do sector público e privado, nacionais e internacionais, que terão a oportunidade de ouvir em primeira mão toda a informação sobre os últimos desenvolvimentos e oportunidades de negócio no sector das Energias Renováveis no país.
Está já confirmada a participação do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Dimantino Azevedo, e do Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, além dos PCA do IRSEA, da PRODEL e da ENDE e administradores da RNT, entre vários outros oradores de alto nível.
A Conferência, que é de acesso gratuito, estende-se ao formato online para que o diálogo sobre a energia renovável em Angola alcance qualquer canto do mundo, beneficiando também de tradução simultânea para inglês. Para participar, basta que todos os interessados se registem, no site da ALER.
Do programa da Conferência, fazem parte painéis como o “Ponto da Situação das Renováveis em Angola e Oportunidades para o Futuro”, o “Perfil Energético Nacional”, ou o “Enquadramento Institucional e Legal. Serão também debatidos os projectos de energia renovável ligados à rede, fora da rede e de auto-consumo, as novas temáticas na ordem do dia do hidrogénio verde e da mobilidade eléctrica, assim como as necessidades de educação e formação e, principalmente, de financiamento. Haverá também oportunidade para sessões de matchmaking, i.e., reuniões bilaterais entre os vários participantes.
Durante a conferência, será ainda apresentado o Relatório Nacional do Ponto de Situação das Energias Renováveis em Angola, documento redigido pela ALER e ASAER com o apoio do MINEA. Este será o relatório mais abrangente e actualizado do ponto de situação das energias renováveis em Angola, que irá permitir uma visão geral dos desenvolvimentos mais recentes e futuros do sector e funcionará como o documento de referência para todos os potenciais interessados em investir em energias renováveis em Angola.
Como complemento, será também organizada uma Missão Empresarial, nos dias 4 e 8 de Julho, com o objectivo de proporcionar sessões de esclarecimentos mais detalhadas aos potenciais interessados e oportunidades de networking extra. A missão inclui também um workshop do IFC – International Finance Corporation do grupo Banco Mundial – de Avaliação do Sector Eléctrico Angolano.
A ALER é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) que tem como missão a promoção das energias renováveis nos países lusófonos, nomeadamente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. A Associação funciona como facilitadora de oportunidades de negócio através do apoio ao sector privado e atracção de investimento e financiamento, como interlocutora junto das autoridades nacionais e internacionais para criar um enquadramento regulatório favorável e como coordenadora dos vários stakeholders, criando uma plataforma de cooperação e constituindo a voz comum das energias renováveis na lusofonia. Para mais informações contacte geral@aler-renovaveis.org.
A Associação Angolana de Energias Renováveis) é uma associação sem fins lucrativos, de carácter voluntário, dotada de personalidade jurídica própria, constituída pelos seus associados, pessoas coletivas (empresas e instituições) e singulares.que tem como missão a promoção das energias renováveis em Angola. A sua missão é a promoção das energias renováveis em Angola, acelerando a utilização dos recursos energéticos, quer hídricos, solares como eólicos, contribuindo fortemente para mitigar o déficit de acesso à energia por parte das populações, e também contribuir significativamente para um rápido desenvolvimento socioeconómico do país.
O GET.invest é um programa europeu que mobiliza investimentos em energias renováveis descentralizadas. O programa pretende, em estreita cooperação com outras iniciativas e associações empresariais do sector, promover um programa destinado a promotores de projectos e de negócios, financiadores e agências reguladoras de energia para construir mercados de energia sustentável em países parceiros. Os serviços incluem informações de mercado, base de dados de financiamento, eventos de cooperação empresarial e assessoria de acesso a financiamento através do GET.invest. O programa é apoiado pela União Europeia, Alemanha, Suécia, Países Baixos e Áustria. Saiba mais em http://www.get-invest.eu/pt-pt